June 18, 2012

Um livro


Comecei a ler este livro ontem. Acho que saíu há quase 2 anos, mas passou-me completamente ao lado. Uma amiga minha emprestou-mo e disse-me: "Não sei se vais querer ler. Eu fiquei completamente chocada". Claro que depois disto eu queria lê-lo.

A história (parece que verídica) conta a vida de uma adolescente, nos dias de hoje, e que mostra uma realidade que faz parecer uma noite no Studio 54 uma brincadeira de crianças (isto sim é um trocadilho...)

A iniciação ao sexo cedo de mais, as coisas a que eles têm acesso e a falta de valores/responsabilidade/outros interesses são o que me fez mais impressão. Na verdade o que o livro mostra são miúdos com excesso de informação na cabeça e de hormonas a "controlá-los" fisicamente.

É impossível não nos perguntarmos: e onde andam os pais desta gente? Mas segundo o testemunho dela, as formas de enganar os pais são muitas e variadas.

Ainda não acabei de o ler, mas pelas 20 páginas que li também já percebi que ela não nos vai dar soluções. Se realmente aquilo é um espelho do que acontece actualmente digo-vos, temos muito trabalhinho pela frente.

Prefiro ficar na minha ingenuidade de mãe e acreditar que não é assim com todos, que há o meio termo.  Ingénua mas de olho aberto, porque a verdade é que a "generation gap" que nós tivemos com os nossos pais não se compara ao fosso gigantesco que nós vamos ter com os nossos filhos. Vejam aqui a entrevista do escritor.


No comments: