Hoje resolvemos ir renovar-lhes os passaportes. Porque é um dia que deve ter pouca gente, porque é só ir ali à loja do cidadão e já está.
3 (sim, 3!) lugares depois conseguimos senha. No primeiro tínhamos 50 pessoas à frente, no segundo já não davam senhas e no terceiro lá conseguimos. Parece que nós e mais meio milhão de pessoas tiveram a mesma ideia: vamos fazer passaportes e cartões de cidadão hoje, que é um bom dia.
Ora posto isto já não estávamos propriamente alegres e sorridentes. Enquanto esperávamos a mais velha, que anda com bicho carpinteiro, saltou, correu, levantou-se e sentou-se 1000 vezes enquanto fazia perguntas sobre tudo e mais alguma coisa.
E depois, quando fomos atendidos, a mais nova diz: "Eu não vou tirá a foto"
E vá de começar a ladainha dela, a chorar baixinho: "Eu não quelo, eu não quelo..."
A Sra foi simpática e pôs-lhe dois bonecos em cima da mesa, para ver se a animava. Mas nada.
Eu ía inventando coisas para ver se a convencia: precisas deste livrinho para ir vistar a avó, assim nós vamos e tu ficas, vá lá vai ser tão giro tirar uma foto naquela máquina, olha que gira que estavas nesta quando eras bébe, a J. vai tirar e depois vais tu, eu deixo-te jogar um jogo no meu telemóvel... aos poucos eu ía perdendo os princípios e a resposta era sempre a mesma: "não"
Eu já transpirava, só de pensar na gritaria que íamos ter ali e da cara das pessoas que iam ter de ficar à espera que a pirralha parasse a fita para serem atendidas.
Foi aí que me virei para a minha querida mala, em busca de uma resposta. E como se sabe, uma mala de mulher é tipo oráculo. Achei um baton para o cieiro. E aí, joguei baixo:
"Põe isto, assim ficas na foto com batôn e a J. não"
Ela sorriu e disse: "Eu vou ficá com batôooon e tu nãaaaao!"
E graças a todos os santinhos a irmã percebeu que este era um caso desesperante e sorriu sem se chatear. E depois foi vê-la, fazer cara de santa, de sorrir com ar de anjinho e tirar a foto à primeira.
Estou exausta....
December 30, 2011
December 29, 2011
As duas
Aparentemente a brincarem aos casais:
Mais velha: Precisas de ajuda, querido?
Mais nova: Xim, quido.
Mais velha: Ai querido, se fosses uma mãe fazias isto tão rápido!
Mais velha: Precisas de ajuda, querido?
Mais nova: Xim, quido.
Mais velha: Ai querido, se fosses uma mãe fazias isto tão rápido!
Muitas calorias depois...
cá estamos nós de volta. Temos de fazer a lista de resoluções para o novo ano. Sempre as fiz mentalmente, mas este ano estou empenhada em fazê-las por escrito, para depois me poder "auto-cobrar". Vamos ver no que dá.
As meninas já têm saudades da escola. Hoje pediram para voltar. Está quase, não se preocupem. ;)
As meninas já têm saudades da escola. Hoje pediram para voltar. Está quase, não se preocupem. ;)
December 23, 2011
Ironias II
Pois então, a mais nova chegou. Muitos beijinhos, muitas saudades, muitos "mãe, és linda" e hoje quando a tia se preparava para sair para casa dos avós: "Tia, eu vou contigo!"
E foi. A minha lapa deu o grito do Ipiranga. (Vamos ver até quando ;)
E foi. A minha lapa deu o grito do Ipiranga. (Vamos ver até quando ;)
December 22, 2011
Ironias
E a mais nova que não quer vir para casa?
Bonito. Até seria normal se ela cá em casa não fosse a minha lapa. Há dias que nem à casa de banho posso ir sem ela vir atrás de mim.
Bonito. Até seria normal se ela cá em casa não fosse a minha lapa. Há dias que nem à casa de banho posso ir sem ela vir atrás de mim.
December 21, 2011
Ontem fui ver
Gostei bastante do filme, apesar da violência. E para ajudar o Ryan Gosling é um rapaz cheio de saudinha. ;)
Mas acho que o melhor é a banda sonora.
E esta é o meu novo vício Aqui
December 20, 2011
Oooom...
Aproveitei a tarde para arrumar o quarto delas. SOCORRO!!! Acho que vou dar o único presente de Natal que lhes comprei!
Serra da Estrela II
Enquanto visitavamos Manteigas, a mais velha e o pai encontraram uma cabine telefónica. O pai resolveu dar-lhe a conhecer um telefone do século passado e ligaram-me para o telemóvel. Ela:
"Mãe! Estamos a ligar-te de um dos telefonáveis!!"
"Mãe! Estamos a ligar-te de um dos telefonáveis!!"
Serra da Estrela I
No fim de semana fomos tentar mostrar-lhes neve. Não havia. Havia gelo, muuuito nevoeiro, 2 graus negativos e um vento de cortar. A mais nova fez uma fita porque não queria sair do carro porque estava muito frio, apesar de irem todas artilhadas com fatos de neve emprestados (ainda me falta a agradecer esta gentileza). Portanto, passou (o pouco tempo) que lá estivemos no café. O nevoeiro adensou-se e como eu nunca sonhei entrar num programa do National Geographic sobre resgatados, fomos embora.
Foi giro na mesma... E deu para comprovar que o nosso país vale mesmo por mil, tal é a diversidade de paisagem.
Foi giro na mesma... E deu para comprovar que o nosso país vale mesmo por mil, tal é a diversidade de paisagem.
December 19, 2011
Grande ideia
Para quem não tem muito jeito para fazer bolos é uma bela solução. Não deve ser é muito barata.Aqui.
Mini férias
As meninas com a sSuper Titi e a mãe com umas mini férias.
Levantei-me e fui tentar correr os meus 3Km. Arfei tanto, corri tão pouco e achei que me ía sair o coração pela boca. Mas não posso dizer que não ando a tentar.
Levantei-me e fui tentar correr os meus 3Km. Arfei tanto, corri tão pouco e achei que me ía sair o coração pela boca. Mas não posso dizer que não ando a tentar.
December 16, 2011
Reunião da mais velha
E a conversa foi a mesma. Tudo gente com cabeça, mas com grandes dificuldades em ficarem quietos...
December 15, 2011
December 14, 2011
Xmas Cookies
Ontem fizemos bolinhos para oferecer. Perante estas fotos vocês dirão: que momento bonito mãe-filhas, onde alegremente fizeram umas bolachinhas fofinhas. Enganem-se, isso é nos outros blogues.
Durante o processo, elas discutiram sobre:
- Quem ficava com mais massa (com direito a puxões e bocados de massa a ir parar ao chão)
- Quem é que me emprestava o rolo da massa, porque só temos dois. (As duas me queriam emprestar e a que eu não escolhesse olhava para mim como se eu não gostasse dela)
- Se podiam comer mais massa crua em vez de fazerem as bolachas
Depois eu resolvi fazer uma calda de açúcar para colar os Smarties e queimei 3 dedos com açúcar a ferver e acabei com eles enfiados em clara de ovo, blugh!, (por sinal milagrosa) a dar-lhes indicações de como íam tomar banho sozinhas.
Portanto, um momento lindo, para recordar. ;)
Será?
December 13, 2011
Jingle Bells
Tentei fazer uns brigadeiros de Natal. (Não sei porque é que insisto, o meu Espírito natalício é tão inexistente que boicota qualquer coisa que eu tente fazer).
Até hoje nunca consegui fazer brigadeiros que não ficassem moles, e ainda não foi desta que correu bem.
Acabei com uma rena ranhosa, com elas a comerem a massa à colher e com a mais nova a ficar com dor de barriga do leite.
São só novidades
Ontem o dia continuou em grande estilo.
Fui à reunião da escola da mais nova. A professora descreveu a turma, mas mais parecia que estava a descrever a minha filha. São todos teimosos, só fazem o que lhes apetece, "esta turma vai dar sempre que falar". Animador, portanto.
Depois fui ao Alergolgista, entre outras coisas contei-lhe da intolerância à lactose. Pois é, e temos confirmação em análise. Isto é que é pontaria. Leite não é com ela mesmo. Antes prefiro a intolerância à alergia. Com a intolerância é só mais uns tempos para ela aprender que sempre que abusa do chocolatinho fica com dor de barriga. A Alergia era bem mais grave.
Aproveitei para falar do Singulair e da possível culpa nas noites mal dormidas. O médico disse que é possível, embora pouco comum, e perguntou se ela via muito TV. Eu disse que não, o que é verdade. Principalmente durante a semana controlo.
Então ele começa a falar de um estudo que saíu cujos resultados mostram que em média as crianças vêm 2h 1/2 de TV por dia!!! Para isto ser a média... (Nem sei como é que têm tempo)
e de como a luminosidade dos ecrãs da TV e dos computadores os estímula de tal maneira que lhes provoca problemas de sono.
E vai daí, quando ele disse isto, fez-se luz na minha cabeça. A pirralhinha adora computadores. E como se interessou eu comecei a deixar jogar um bocadinho, normalmente depois do jantar, ou em substituição à TV. E prontinhos, está explicado. Apesar de ser, seguramente, muito menos de 1 hora acho que é o que baste para a deixar toda eléctrica. Para alguém que já não é propriamente calma...
Pontos para o Sr. Dr. e mãe boquiaberta.
December 12, 2011
Um bom começo de dia...
Birra da mais nova logo pela manhã
Carro sem bateria
December 9, 2011
December 7, 2011
Muppets lindos
Vejam esta coisa maravilhosa aqui. Pena que dá um trabalho enorme e que também é preciso muito jeito para fazer uma coisa destas. Mas fiquei cheia de vontade de tentar, não com Muppets, mas com bonecos mais básicos, tipo olhos e boca :))))
Se clicarem em cima do nome de cada um deles, aparece a receita com fotos para ajudar a fazer. Tão giro!!!
December 6, 2011
A verdadeira lógica da batata :)
Eu: Querem Couscous?
A mais velha: Não! Eu não gosto!
Eu: Quando eras pequenina comías e adoravas, não estou a perceber.
Ela: E era saudável, mãe?
Eu: Sim, é comida saudável.
Ela: Então ainda está no meu corpo, não preciso comer mais.
December 5, 2011
Fadinha do Natal
Cá está um deles, tirado da caixinha das coisas das fadas (ai que aquilo deve ter uns 100 projectos, socorro!!). Eu ajudei no vestido e a mais velha desenhou a cara, as mãos e a varinha em 2 segundos. Assim com gente com jeito para desenho as coisas são fáceis ;)
Por acaso fiquei orgulhosa do nosso projecto que decora agora a nossa árvore de Natal, digamos...ecléctica.
O papel do vestido da boneca comprei na Primark e é absolutamente lindo (e barato ;)
Se tiverem vontade de fazer uma também, fica aqui a fichinha com os passos a seguir.
December 2, 2011
Experiências
Ontem fui ler a bula do Singulair. Descrevia algumas coisas que a mais pequena apresenta: irritabilidade, sono irregular....
Entretanto soube de uma miúda que tinha terrores nocturnos quando tomava aquilo.
Ontem não lhe dei.
Eu acho que foi coincidência, mas a verdade é que dormiu a noite toda.
Por acaso conhecem alguém que também tenha tido alguma reacção?
November 30, 2011
November 29, 2011
The Wall
November 28, 2011
Só me faltava esta agora
A mais velha: Mãe, eu tenho a certeza do tamanho do Universo e de todos os planetas de que quero furar as orelhas!
A mais nova hoje, outra vez
Ela: Hoje eu dei um beixinho na boca do G.!! Ele é o meu namo'ado!
Eu: Mas tu és muito nova para teres namorados!
Ela: Mas tou quaxe a quesxer para casar com um prinxipe!
November 27, 2011
É melhor que nada ;)
O pai perguntou à mais velha quais eram as nossa melhores qualidades. Resultado:
Pai: Sabe conduzir
Mãe: Sabe cozinhar
November 25, 2011
Nós de óculos escuros
Esta frase, rules!
Hoje li no Facebook de alguém que nem conheço, mas achei que era de partilhar, principalmente para quem tem filhas:
"A melhor amiga de uma mulher é a auto-estima."
Hipocondríaca
- Mãe, a minha amiga C. tem hespres!
- Ãh?!?
- A C. tem hespres na boca!
- Ah, Herpes!
- (A chorar) Oh mãe, eu não quero ter hespres!
November 24, 2011
Ai a minha vida!
November 23, 2011
November 22, 2011
Será?
A mais nova toma Zyrtec mais de metade do ano, por causa da tosse alérgica. É concerteza eficaz nesse aspecto. Ela tem andado fantástica. Das tosses, diga-se. Mas o mau feitio...
Hoje vou perguntar ao médico. Que, claro, me vai dizer que não tem nada a ver.
A verdade é que a mais velha também tem o seu feitio...
Mas cada vez que lhe dou uma colher daquilo lá fico a pensar na próxima birra...
November 21, 2011
Afinal o meu pai não é milionário
Recentemente o pai recebeu 2 prémios (duas estatuetas douradas) por uns trabalhos que fez. Então ontem a mais velha sai-se com esta:
Ela: O meu pai é o mais rico do mundo!
Eu: O quê?! Que conversa é essa?
Ela: Porque ele ganhou dois prémio e podemos vendê-los e comprar muitas coisas giras!
Eu: Mas sabes que as estatuetas não são de ouro, elas não são para vender, não valem assim tantas moedas.
Ela: Oooooooohh!!!!
November 18, 2011
November 17, 2011
November 16, 2011
As castanhas do São Martinho
E mais do mesmo...
E a vidinha continua. A mais nova está na mesma, ainda ontem fez uma fita porque eu tive de sair 5 minutos à noite. Ontem também falei com a Prof que diz que ela se está a revelar lá também. Que só quer fazer o que lhe apetece. Não é o que nos acontece a todos?
November 14, 2011
Socoooorrro!
Ai que estamos outra vez numa fase de má criação, de mau comportamento. A mais nova é a pior. Sem medo, sem vergonha... um horror!
November 12, 2011
November 11, 2011
Coisas giras
Ufa que não está nada fácil!
E ontem mais uma noite a tentar que a mais nova ficasse a dormir sem eu lá estar. A mais velha pediu para sair do quarto, já não aguentava a gritaria e queria dormir. Ela grita e grita e chama "Mamã". Por um lado irrita, por outro corta o coração.
Já receio MESMO que os vizinhos façam queixa. É que passado uma hora toda a gente estranha aquilo concerteza. Por isso cedemos.
Isto não está nada no bom caminho...não sei mesmo o que fazer.
November 9, 2011
Se calhar deu :)
Hoje a mais nova:
Ela: Mãe, cheira mal aqui
Eu: Deve ser alguma coisa aqui da rua
Ela: Acho que a rua deu um pum!
November 8, 2011
Quem me mandou?
Não era nada que eu já não estivesse à espera. Só não estava à espera tão cedo.
Deixei a mais pequena a ver um vídeo do Viki Golfinho no Youtube, e quando volto à sala ela já tinha ido, de clique em clique, até a um filminho da Vila Moleza. Pena que este era uma montagem da Estefania com um Ursinho....nada adequada a crianças. O que vale é que ela não percebeu, aquilo era subtil dentro do género. E eu estive muito bem, modéstia à parte, dizendo que devíamos procurar um do Ruca.
Amigos do sono
Descobri esta musica no Youtube. (Já não me lembrava que isto era tão velho.) Elas adoraram e agora cantam-na todas as noites.
November 7, 2011
Ai a adolescência...
Ontem enquanto passava na TV uma música, género slow, a mais velha diz-me:
- Mãe, tira-me isso porque essa música lembra-me amor e eu agora não quero pensar no F!
November 5, 2011
Conversa de... cócó
A mais nova está na casa de banho :
Ela: Mãe, o cóco não xai!
Eu: Já lhe disseste para sair?
Ela: Já disse, xai xeu cócó feio, nunca mais vais sair?
Eu: E o que ele disse?
Ela: Mãe, mas ele não te boca!?!
(Ah pois, onde é que eu tinha a cabeça...)
November 4, 2011
Experiência Criativa
Como não sei postar filmes, aqui fica um link de um filminho giríssimo sobre criatividade.
Custa-me um bocadinho que este seja um tema tão pouco estimulado nas escolas.
Qualquer semelhança com a vida real....
Fui ver este filme. Confesso que é melhor do que eu esperava, apesar de não ser propriamente um espanto.
A imagem das mulheres que trabalham até está bem retratada, e de forma bem engraçada. Agora a forma como tratam as mães que estão em casa é quase ofensiva: são as burras, "judgemental" que passam o dia no ginásio. Eu que fui ver o filme (sim temos tempo de ir ao cinema de vez em quando) num dia que estava especialmente chateada de estar em casa sem trabalho (aquele para o qual estudei, não trabalho de Gata Borralheira), fiquei horrorizada. É como se a opção de estar em casa com os filhos fosse para quem não sabe, nem quer, fazer mais nada.
Pena. Não fosse esse pormenor, o filme até merecia uma boa qualificação.
Gostei particularmente de uma frase dela no filme (qualquer coisa como):
"When you try to be like a man, the world is losing a women."
"When you try to be like a man, the world is losing a women."
November 3, 2011
Terriible _____ (ponha aqui o nº)
Apesar das suas (fantásticas) independências, a mais nova anda com um feitio e teimosia que não se pode. Serão os "terrible (agora) 3" ou será do Zyrtex que toma todos os dias para não ter alergias.
No fundo, o que eu queria era uma lógica nisto tudo. Como se fosse possível.
November 2, 2011
Fraldas Free
A mais pequenina já andava há uns tempos a pedir para dormir sem fraldas. Eu confesso que andava com preguiça, até porque elas estavam a dormir a noite toda e não me apetecia mudar lençóis a meio da noite. Para além disso, a fralda estava sempre cheia de manhã, então achei que não ía correr bem.
Mas como nos últimos dias ela tem dormido mal (sim, já desistimos e eu fico lá até ela adormecer) e passa a noite a chamar-me (apesar de insistir que não tem medo), na Segunda resolvi tirar a fralda e enfrentar o que por aí viesse.
Não é que tirou a fralda e não fez xixi? Ainda achei que fosse sorte de principiante, mas hoje não fez outra vez. Está a ser como a chupeta, de um dia para o outro.
O que ela tem de decidida pode ser tão bom e tão mau para nós....
October 31, 2011
Halloween
A professora de Inglês faz um alarido à volta do Halloween. Portanto, tal como o ano passado lá tive de por a mão na massa e fazer bolachas. Desta vez para a sala das duas. O que vale é que a receita dá para umas 50 bolachinhas pequeninas e prontinho. As forminhas de Halloween lá foram rentabilizadas e elas foram todas contentinhas. Até os saquinhos do Ikea tiveram de ser "adaptados"
Subscribe to:
Posts (Atom)