September 9, 2008

Realmente há quem nasça para isto.

Há uns dias, tive que ir ao médico com a minha filha mais pequena. Foi um dia que, para variar, me obrigou a andar a correr de um lado para o outro. Primeiro com a mais velha, depois com a mais nova, quase sem almoçar, sempre com coisinhas para fazer. Ou seja, quando me sentei no consultório suspirei porque podia parar 5 minutos.

Foi aí que uma senhora muito simpática me começou a perguntar sobre a bébe e, conversa puxa conversa, a senhora diz-me que tem 4 filhos. É aí que no meio do meu desespero daquele dia digo:

- Mas por favor explique-me como é que faz quando um chora, o outro cai, o outro tem fome...como é que gere isso tudo?

E a senhora responde-me na maior das calmas que as coisas não são complicadas. Os filhos são um reflexo dos pais. Que se estamos calmos eles também estão. Que se estamos ansiosos eles também estão. (Até concordo com ela, mas nem sempre é tão linear, pois não?)

E, pedra de toque, a senhora diz-me que como teve os filhos de seguida que foi sempre mais fácil, porque era tudo ao mesmo tempo: as fraldas, as papas etc. E que quando o terceiro filho nasceu, a primeira tinha 2 anos !!!!!! (Isso é humanamente possível?)

E foi a altura que a chamaram para a consulta (não eu não estava no psiquiatra ;).
Foi assim que concluí que realmente HÁ quem nasça para ser mãe. Para os inatos, tudo é natural e simples. Para os outros, como eu, é uma maratona que vamos tentando superar.

E eu a pensar que era descontraída....

1 comment:

mãe de dois said...

Só não poderia ser a minha sogra por uma questão temporal. Mas a minha santa era assim: tinha 4 filhos e era tudo muito fácil - pudera tinha a mãe a fazer o trabalho todo e quando não tinha comiam pudim de pão e andavam apenas por ali a fazer ela também não sabia bem o quê.