September 19, 2011

O velho dilema


Ainda não vi este filme, mas vi o trailer. Desde já parece-me que a Sarah Jessica Parker já não é propriamente um protótipo de uma mãe com 30's. Concordo que a Sra está para lá de enxuta, mas de qualquer maneira...enfim...

E mais uma vez lá vamos à conversa do trabalho. Há umas semanas fui a uma entrevista para um full time job. As miúdas estão maiores e apetecia-me ter uma coisa mais regular. Não discuti ordenado (que está longe dos tempos de vacas gordas), não discuti nada, apenas disse que gostaria de sair às 17h00. Eu sabia que era um pouco fora do comum, mas comprometia-me (aliás, como faço sempre que estou como freelancer em algum lado) a trabalhar à hora do almoço, a trabalhar à noite em casa, para que nada ficasse atrasado (e que nunca fica, e que me sai do pêlo muitas noites). Eu apenas queria sair 1 hora e 1/2 mais cedo, porque a escola fecha às 18h30 e mesmo que eu saísse às 18h00 jamais chegaria à escola a tempo devido à distância. Embora durante a entrevista isto não tenha parecido um problema, tenho a certeza que foi uma grande desvantagem a meu (des)favor.

Eu sei que o que mais há é gente a mentir em entrevistas, e não é porque eu chego lá a dizer que faço, que seja uma prova para eles que realmente faço. Mas fico sempre tão triste. Se eu peço 1 hora e meia à tarde mas ofereço 1 hora de almoço e 2 ou 3 horas (ou e que for preciso) à noite, isto não é vantajoso para o patronato?

Também sei que há questões como queixas de colegas e donos de empresa que torcem o nariz a este tipo de coisas, mas fico sempre triste. O que o mundo ainda não percebeu é que uma mãe feliz trabalha mais e trabalha melhor.

Provavelmente as mentalidades nunca vão mudar, mas tenho muita (mesmo muita) pena...

No comments: