Um bom texto de um Pediatra sobre ter crianças.
September 30, 2011
Porque as mães também liam
(Gostaram da ironia do meu título?)
Encontrei esta lista de 100 livros que devíamos ler. Achei engraçada e bem feminina. Não li muitos da lista, tenho a dizer. Mas alguns já estavam na minha lista.
September 29, 2011
September 28, 2011
Mummy on the road
September 27, 2011
As festas
September 26, 2011
Aline in Wonderland
September 24, 2011
Helena Morrissey
Descobri hoje numa revista que esta senhora existia. Por acaso ela já não tem 8, mas 9 filhos. E é uma super Executiva americana. É caso para dizer: How don't know how she does it.
September 23, 2011
Ai que o Natal do hospitais começa mais cedo.
Hoje elas já foram à escola, mas a mais velha voltou sem energia e parece-me que ainda não está 100%.
Eu acho que me constipei e o pai teve um ataque de rinite.
E ainda hoje começou o Outono...
September 22, 2011
A História da Princesa
Ontem a mais velha pediu-me para fazer um livro com ela. (Ou acham que me escapava dos trabalhos manuais?) Penso que a primeira vez que fez um, foi com a Tia e depois nunca mais parou. Ela dita, nós escrevemos e depois ela ilustra. A história de ontem chamava-se "A História da Princesa" e metia Dragões e Feiticeiros.
(Pena que as fotos não são boas, mas a mais nova partiu de vez a minha máquina e espero ansiosamente que a Vodafone faça uma promoção de "iPhones" no Natal ;)
Na contracapa fizemos a biografia do autor. Expliquei-lhe que devia falar um pouco de si, que devia começar com: "J. nasceu há 5 anos em Lisboa...." E ela continuou:
"J. nasceu há 5 anos em Lisboa, no Dia do Pai. Começou a fazer histórias quando era pequenina. Diverte-se muito a fazer livros com a sua mãe. Gosta de comer bolos, pizza e chocolates. E também gosta de carninha e arroz."
Acho que o Saramago não teria feito melhor ;)
September 21, 2011
Questões "Darwinianas" maternais
Como estamos em casa há 2 dias, temos tempo para certas coisas. Pareceu-me ver uma lêndea no cabelo da mais velha. (Ainda agora começou a escola!) Então resolvi pentear as duas à procura dos malditos dos piolhos. Aparentemente foi só impressão minha porque não saíu nadinha. Ufa! E viva o pente dos piolhos.
E esta é uma daquelas situações em que me sinto próxima dos animais (das poucas - infímas- devo dizer). Senti-me qual macaquinha catando os seus bebés. Tal como me senti uma vaca a amamentar. Será que as vacas e os macacos também se sentem humanos enquanto catam e dão leite? looool
(Isto de ficar fechada casa nunca deu bom resultado ;)
Mais do mesmo
Tanto chá de gengibre que bebi que ontem à noite não tinha sono.
As dores de barriga aqui em casa continuam.
September 20, 2011
É isto que me salva
Pois sim. O chá de Gengibre. Para além de adorar o sabor, ainda me dá uma "revitalização de mente e corpo" que mais parece o outro (que por sinal detesto). E para noites mal dormidas, não há melhor. Qual café, qual quê.
Deve ter-se a raíz do Gengibre madura, mais para o mole e depois lascar para dentro de água e ferver durante muito tempo, para apurar. Para "puxar" pelo sabor nada melhor do que pôr um bocadinho de mel. E já está.
(Aviso já que há quem deteste isto. Não é um sabor que gere unanimidade, mas que é bom é ;)
Partipieces
Para quem não sabe (?), a família da Princesa Kate, enriqueceu com um negócio online. E é uma coisa bem feita. Tão bem feita que os tornou milionários. A ironia é que a empresa de festas deles os levou à maior festa dos últimos tempos. loool
Educar: a nova frustração ;)
Aqui está um artigo que questiona muito exageros actuais. A verdade é que os nossos pais não perdiam 1 minuto a pensar nisto ;)
September 19, 2011
Virose de início de escola
Toma lá que já almoçaste
E é assim, depois do post anterior chamam-se da escola que a mais velha está com febre.
Toma lá para não te queixares. E se estivesses a trabalhar? Já tinhas o caldo entornado. Tás a ver como dá jeito?
É assim a vidinha de uma mãe.
O velho dilema
Ainda não vi este filme, mas vi o trailer. Desde já parece-me que a Sarah Jessica Parker já não é propriamente um protótipo de uma mãe com 30's. Concordo que a Sra está para lá de enxuta, mas de qualquer maneira...enfim...
E mais uma vez lá vamos à conversa do trabalho. Há umas semanas fui a uma entrevista para um full time job. As miúdas estão maiores e apetecia-me ter uma coisa mais regular. Não discuti ordenado (que está longe dos tempos de vacas gordas), não discuti nada, apenas disse que gostaria de sair às 17h00. Eu sabia que era um pouco fora do comum, mas comprometia-me (aliás, como faço sempre que estou como freelancer em algum lado) a trabalhar à hora do almoço, a trabalhar à noite em casa, para que nada ficasse atrasado (e que nunca fica, e que me sai do pêlo muitas noites). Eu apenas queria sair 1 hora e 1/2 mais cedo, porque a escola fecha às 18h30 e mesmo que eu saísse às 18h00 jamais chegaria à escola a tempo devido à distância. Embora durante a entrevista isto não tenha parecido um problema, tenho a certeza que foi uma grande desvantagem a meu (des)favor.
Eu sei que o que mais há é gente a mentir em entrevistas, e não é porque eu chego lá a dizer que faço, que seja uma prova para eles que realmente faço. Mas fico sempre tão triste. Se eu peço 1 hora e meia à tarde mas ofereço 1 hora de almoço e 2 ou 3 horas (ou e que for preciso) à noite, isto não é vantajoso para o patronato?
Também sei que há questões como queixas de colegas e donos de empresa que torcem o nariz a este tipo de coisas, mas fico sempre triste. O que o mundo ainda não percebeu é que uma mãe feliz trabalha mais e trabalha melhor.
Provavelmente as mentalidades nunca vão mudar, mas tenho muita (mesmo muita) pena...
Mãe, dói!
Começo a ficar traumatizada. Elas olham para mim e dizem que lhe dói alguma coisa. Será que provoco dores nas minhas filhas? ;)
A mais pequena diz que lhe dói a barriga praticamente todos os dias. Umas vezes é cocó, outras vezes é fome, mas ela insiste em queixar-se com grande aparato. Este fim de semana levei-a ao médico. Despistaram-lhe infecção urinária e tiraram-lhe um Raio-X. Aparentemente não tem nada, apenas alguma prisão de ventre. Hoje de manhã ainda lhe doía o pé e mais não sei o quê.
A mais velha tinha dor nos braços, dor nos pés, e arrastava-se pela casa: Mãe, dói-me tudo. O facto de ontem ter ido a uma festa de anos cujo tema era ginástica é capaz de ter ajudado.
A mim, são as chamadas "dores de mãe" ;)
September 16, 2011
Cada um é para o que nasce
As meninas ganharam uma bicicleta linda da super Titi. Cor de rosa com flores, umas rodinhas de lado e a campainha e o capacete mais giros do mundo. As duas tiveram reacções muito diferentes à bicicleta:
A mais nova: Subiu para a bicicleta, apanhou-lhe o jeito e aí vai ela.
A mais (Barbie) velha: "Mãe! Isto encravou!"
Eu: Não J. tens de pedalar!
(Bocejo)
September 15, 2011
Ups! Out Law Mum.
Ontem tive de tirar uma das cadeirinhas do meu carro e deixei-a na garagem. Depois quando as fui buscar nem me lembrei que não a tinha voltado a pôr. Ontem depois da escola, quando elas entraram no carro a mais velha diz-me:
Ela: Mãe, a minha cadeira?
Eu: Ah!.... esqueci-me... olha agora vais ter de ir assim e pronto. Só espero não encontrar a Polícia senão vamos ser multadas.
(Passado uns minutos, quando já estávamos a chegar a casa)
Ela: Ainda bem que hoje é dia de escola. Adoro dias de escola!
Eu: Então porquê?
Ela: Porque os Polícias assim estão a ir buscar os filhos às aulas e nem se preocupam em multar-nos.
September 14, 2011
Mau, mau!
Eh pá, uma pessoa levanta-se, faz o pequeno-almoço, veste as miúdas e tenta ser optimista. E depois, liga o rádio e só se falta de subidas drásticas do IVA. F....ix para eles.
September 13, 2011
Antecipação é o segredo ;)
Como já sei que Smurfina vai ser um must no Carnaval (eu sei que falta tempo, mas também ontem foram as férias e agora já estamos em Setembro), já ando atenta a Collants azuis. Também sei que elas vão mudar de ideias 50 vezes até lá, mas há uns que são sempre bem aceites pelas pequenitas. O Carnaval passado foi a Rapunzel e no próximo vai ser a Smurfina. Se virem alguns daquele azul digam-me.
September 12, 2011
Promoções
Hoje tive de ir às compras de prendas, porque a mais velha tem, só esta semana, 3 festas de anos na escola. As prendas da escola são sempre lembrancinhas (pelo menos é o que eu acho), mas a verdade e que facilmente gastamos um dinheirão por lembrancinhas que não têm interesse nenhum.
Ora que contente que eu fiquei quando passei pela loja da Disney e vi promoções.
Acho a loja da Disney para lá de cara, e também acho que têm 80% de piroseira e 20% de coisas muuuuito giras. (Como por ex. o escudo do Capitão América que vi hoje, mas tudo bem porque não tenho meninos e também nem vi o preço para não desmaiar ali).
E uma coisa boa que eles têm dentro destes 20% são as promoções. Há sempre (ou quase sempre), uma banca de promoções. Ou porque querem escoar produto velho ou porque é de uma colecção que já não é moda.
Hoje estavam estojos do Cars, Toy Story e princesas e Sininhos a preços de Continente. Ora obrigada Sr. Disney!
E não sei se não começo já a pensar no Natal, que isto de mãe prevenida (e a amamentar) vale por duas! (Não que eu esteja, mas achei que era uma boa reformulação no ditado ;)
Big Foot
Cada vez que olho para os pés delas fico de boca aberta. Estão tão grandes! Não é que não tenham a quem sair, a mãe tem sapatos 41 e o pai barbatanas... perdão, sapatos 45. Mas é que estão mesmo a crescer a uma velocidade... As sapatilhas da ginástica da mais velha dizem 33. Eu sei que nestas sapatilhas temos sempre de comprar maior, mas mesmo assim ... que vão dar grandes passos por aí vão ;)
September 11, 2011
Porquê?
Porque é que as saídas em que elas se divertem e cansam, acabam em grandes birras?...
(Eu sei, eu sei... é do cansaço.)
"Dah" já está no vocabulario de toda a gente
A mais pequena:
"Mas eu quero fazer como a mana..."
Pai: Não te preocupes, quando fores mais crescida também vais conseguir.
Ela: Mas eu já sou quexida! Já tenho 2, dah!
Pai: Tu já tens 3!
Ela: Eu já tenho 3, dah!
September 10, 2011
September 9, 2011
...
A mais pequena:
Eu: Ai foi? E o que fizeste?
Eu: Então G. hoje foi divertido na escola?
Ela: Xim.
Eu: Ai foi? E o que fizeste?
Ela: Cócó.
That's my girl ;)
Hoje de manhã, no meio das peripécias de vestir, esqueci-me de verificar se a mais pequena tinha cuecas. Como ela é muito independente, veste-se sempre sozinha e avisa-me sempre do que falta, quando resolvi por-lhe umas leggings porque parecia que ía fazer frio nem me lembrei de mais nada.
Quando a fui buscar à escola a Prof. disse-me que ela hoje não tinha levado cuecas, e que lhe tinha perguntado quem é que a vestiu. E ela respondeu-lhe:
"Foi o pai"
:))))))))))))))))
Blow Pen
Elas pediram-me e lá fui eu comprar Blow Pen. Acho que não comprei das verdadeiras, (aliás, tenho a certeza) porque foram muito baratas. Claro que com isso só tivemos direito a um molde de princesa, mas serviram para umas horas de "sopro".
Não são excelentes, mas também não são más. Acho que para miúdos maiores, com mais precisão, serão melhores. Aqui eu, a miúda maior, ainda fez umas coisas giras. Claro que sem a minha toalha impermeável (comprada a metro no Ikea) no chão é que não me tinha safado.
É que entre cuspo e falta de pontaria delas... ;)
Não me batam ;)
Eu sei que o dia está feio, eu sei que agora é mais chato levá-las à escola e sair. Mas eu gosto tanto quando não tenho calor...
September 8, 2011
Ontem
Fui à reunião com a Prof. da mais velha. Nem sou muito o género destas coisas, mas quando cheguei à sala e vi vinte e tal mesinhas individuais com cadeiras, até suspirei. A minha pequenita já está tão crescida. Também não era preciso esta rapidez.
Este ano vai ser, como o próprio nome indica, pré-escolar. Vão aprender a ficar sentados mais tempo e como tal, a nova sala já os prepara para isso.
E ela que está louca por aprender a ler, vai adorar estas mudanças concerteza.
September 7, 2011
Ai que lá vem a conversa difícil II
Hoje de manhã:
Ela: Mãe, se a Cegonhas trazem os bebés, como é que os metem nas barrigas das mães?
Eu: (F...nix, porque é que não tenho um Compal de Pêra na mala?)........... Olha J...... as Cegonhas são só uma história, elas na verdade não trazem os bebés. Os bebés estão na barriga da mães e depois os doutores tiram. (Comecei a rezar para que ela não me perguntassem como é que eles iam lá parar...)
Ela: Ah! Sabes, é que eu ontem perguntei ao pai e ele disse que logo me explicava quando eu fosse mais velha. Mas eu hoje resolvi perguntar-te, porque tu sabes que eu sou MUITO curiosa.
(A sério? Não tinha reparado....)
Ai que lá vem a conversa difícil I
Há uns tempos íamos no carro com a minha irmã e a mais velha começou a perguntar como é que os bebés nasciam. Nós disfarçámos, falámos das cegonhas mas a história estava mal contada. E ela perguntava: Mas como é que as cegonhas põem os bebés nas barrigas?
E aquilo tomou umas proporções que a minha irmã abriu a mala e disse:
"Olha, queres um Compal de Pêra?"
Ela: Sim!!!
E a conversa acabou ali. E eu pensei cá para mim: nunca mais saio de casa sem um Compal de Pêra na mala. ;)
1º Dia de escola - Take 2
Hoje, tal como tinha prometido onte ("Eu amanhã vou!") ela foi. Chegou à escola, entrou a rir, sem olhar para trás e abraçou uma das amigas. Lá que esta nossa filha tem palavra tem.
September 6, 2011
Onde é que ela foi buscar isto? loool II
Ela: O que é isso?
Eu: É açúcar amarelo.
Ela: É mais saudável?
Eu: É
Ela: Oh meu Deus, não acredito que vou comer coisas saudáveis!
Onde é que ela foi buscar isto? loool
A mais velha aparece ao pé de mim com um boneco na blusa.
Ela: Mãe, tenho 4 filhos e um marido e um bebé na barriga.
Eu: Ena! E como é que tu trabalhas se tens de cuidar de tanta gente? Eu tenho só duas e não consigo...
Ela: A minha mais velha é muito responsável e ajuda.
Ooh...
Agora tenho a mais velha inconsolável em prantos porque queria ter um "dia de crescidas" só comigo.
E eu tenho trabalho para acabar. Portanto: obrigada Canal Disney! :)
Novo ano escolar
A mais pequena hoje vai começar a escola. Começa primeiro porque vai para o polo da irmã. Oa meninos dos 3 anos como são mais pequeninos têm uns dias sozinhos na escola, para se ambientarem, antes de chegarem os grandes dos 4 e 5 anos. Ela não cabe em si de contente, porque agora é "quexida". Que fofa!
September 5, 2011
Run, mommy, run
Estou fazer agora o que não tive tempo de fazer durante o dia.
Tive que comprar os nomes para o bibe (ai que ainda não os coloquei), reunião de pais de uma delas, fomos comprar o bibe da mais nova: "tling" - som de caixa registadora - (sorriso amarelo) e fato de treino: "tling" (sorriso ainda mais amarelo) e ainda me falaram da crise e de como a mensalidade não vai aumentar. Mas só até ser necessário: "tling" (sorriso já cariado).
E perguntam vocês: mas porque é que não andam na escola pública? Olhem, tenho muito sono para me por aqui com justificativas.
(Música de circo)
September 4, 2011
Parecidas? Só no DNA.
Eu: J. liga a luz e vai lavar as mãos!
A mais velha: Mãe, eu tenho medo!
A mais nova: J. medo de quê?!?
Oceanário
Hoje fiquei mesmo orgulhosa de ser portugesa. Sempre que vou ao Oceanário fico a acreditar que se conseguem fazer coisas como deve de ser no nosso país. Para já o novo edifício que anexaram ao antigo está lindo. Depois vimos a exposição (temporária) das Tartarugas. Na verdade nem há assim tantas tartarugas mas eles conseguiram fazer uma exposição super interessante e muito gira para os miúdos. Até um sofá "debaixo" de água tem, para nos sentarmos e vermos os peixinhos por cima. Valeu a pena e elas adoraram.
September 2, 2011
Beleza a quanto obrigas
Hoje de manhã enquanto eu saía de casa à pressa a mais pequena escondeu-se debaixo da cama. Eu fui lá espreitar:
Eu: G. anda dar um beijinho à mamã!
Ela: Não poxo. Tenho batôn.
De volta à abóbora ;)
PS - Thanks pela dica Titi.
Obrigada Super Titi
September 1, 2011
Deixá-los sonhar
Vejam que coisa mais lindinha. (Vão para o link e depois têm de clicar em cima para fazer zoom).
PS - Lindo, obrigada pelo link.
Subscribe to:
Posts (Atom)