January 19, 2012

Recuerdos I

Sexo e a Cidade VS Desperate Housewives

Se enquanto mulheres sem filhos ambicionávamos a descontracção (e os sapatos!) das primeiras, agora com filhos lutamos para não cair nas loucuras das segundas.

Na verdade queremos o melhor de duas vidas. E porque não? Hoje em dia tudo é permitido à mulher, já há uma grande maioria (pelo menos quero acreditar que são uma maioria) de pessoas que sabe que somos iguais em direitos e em deveres. O mundo é o nosso limite, ou melhor, a Lua. Nós podemos ir até onde a nossa ambição e competência nos levar.

E é aí que, não sendo apenas Donas de Casa nem apenas Mulheres com uma carreira, passamos para uma denominação (muito menos glamorosa que as anteriores) a de Equilibrista de Circo. Passamos o dia a correr de prato para prato, a fazê-lo girar, para que não caia.

Li algures, (e peço desculpa pela falta de fonte) que depois do casamento a tendência é que as mulheres trabalhem mais 30% do que já trabalhavam em casa e que os homens vejam reduzidas as suas tarefas em 15%.

Sinceramente quero acreditar que isto é uma questão científica. Nós temos uma feliz conjugação genética que nos permite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Os homens não (salvo raras excepções). E isto não é "feminismo de algibeira": têm visto ultimamente muitos homens a fazer o jantar com o filho ao colo e a falar ao telefone, tudo ao mesmo tempo?

E se querem saber, eles é que estão certos. Uma coisa de cada vez. É por não nos contentarmos com isso que depois quem fica a girar os pratos somos nós. Quem manda?

A questão mesmo é como vamos conseguindo equilibrar as coisas. Podemos ser mulheres (giras de preferência ;) e mães ao mesmo tempo, conjugando os papéis e não perdendo a nossa liberdade (e os tais maravilhosos sapatos) Porque é assim em tudo na vida. Desde que consigamos manter alguns pratos a girar, o espectáculo continua.

No comments: