August 5, 2008

Não digam não ao Não

Nos últimos tempos tenho vindo a descobrir que não contrariar a palavra "Não" do vocabulário da minha filha dá mais resultado que muitas palavras para tentar explicar porque é que se tem de fazer determinada coisa.

A palavra Não tem um significado pesado, definitivo. Aliás como é sua função. É por isso que funciona tão mal com alguém que está tão interessado em infrigir as regras e que soa tão mal quando usado por nós. Portanto agora deixo o Não para coisas realmente perigosas, para o resto uso muita paciência e imaginação (que é o que menos queremos usar quando dormimos tão pouco, mas ninguém disse que isto ía ser fácil ;)

Alguns exemplos:
Eu: Está na hora de ires dormir.
Ela: Não quero ir dormir.
Eu: Ok, mas queres ir para o quarto ao colo ou às cavalitas da mãe?
Ela: Às cavalitas!!


Eu: Não mexas aí que te magoas.
Ela: Mas eu estou só a ver!
Eu: Olha tive uma ideia muito gira. Vamos fazer um desenho para oferecer ao pai?
Ela: Siim!

Pena tenho de nem sempre ter paciência para dar a volta à questão... simplesmente porque estou cansada e me apetece dizer só: Não!

No comments: