August 29, 2008

Amamentação





Estas férias tive a oportunidade de falar com uma Pediatra que se dedica ao esclarecimento e aconselhamento sobre a amamentação.

O estímulo à amamentação é cada vez menor por parte da sociedade e dos Pediatras. E há quem esteja a tentar reverter esta situação porque é favorável a todos.

Embora a minha experiência nesta área tenha sido sempre positiva e relativamente fácil, descobri que havia muita coisa que eu não sabia. Aqui ficam umas coisinhas:

A parte que é favorável ao bebé já toda a gente sabe. Mas não é só. Para a mãe também existem vantagens, nomeadamente no combate à osteoporose.

Ao contrário do que sempre ouvi, deve dar-se de mamar de uma só mama de cada vez e o tempo que o bebé quiser. Só assim o bebé poderá beber até ao fim e usufruir de todas as vantagens e vitaminas que fazem parte do leite.

Desta forma ele ficará também mais satisfeito e assim também fará intervalos maiores entre as suas refeições. (Claro que esperar quase meia hora que o bebé acabe enquanto o irmão mais velho destrói a casa nem sempre é fácil. Perdão... nunca é fácil. Mas connosco deu um resultadão)

Uma boa postura da mãe e uma "pega" correcta do mamilo evita que o peito fique dorido. Para mais informações vejam aqui

Se o leite começar a escassear deve tirar-se o dia exclusivamente para o bebé, pegá-lo ao colo pondo-o em contacto com a nossa pele e ir dando de mamar sempre que ele pedir. O estímulo provocado aumentará a produção. (Este truque da pele com pele funciona também em dias de especial choro. Comprovei e também deu um resultadão. A proximidade da mãe, do cheiro e dos batimentos cardíacos deixa-os muito relaxados).

Se quiserem saber mais perguntem que eu depois encaminho-vos para ela.

No comments: