August 29, 2008

Amamentação





Estas férias tive a oportunidade de falar com uma Pediatra que se dedica ao esclarecimento e aconselhamento sobre a amamentação.

O estímulo à amamentação é cada vez menor por parte da sociedade e dos Pediatras. E há quem esteja a tentar reverter esta situação porque é favorável a todos.

Embora a minha experiência nesta área tenha sido sempre positiva e relativamente fácil, descobri que havia muita coisa que eu não sabia. Aqui ficam umas coisinhas:

A parte que é favorável ao bebé já toda a gente sabe. Mas não é só. Para a mãe também existem vantagens, nomeadamente no combate à osteoporose.

Ao contrário do que sempre ouvi, deve dar-se de mamar de uma só mama de cada vez e o tempo que o bebé quiser. Só assim o bebé poderá beber até ao fim e usufruir de todas as vantagens e vitaminas que fazem parte do leite.

Desta forma ele ficará também mais satisfeito e assim também fará intervalos maiores entre as suas refeições. (Claro que esperar quase meia hora que o bebé acabe enquanto o irmão mais velho destrói a casa nem sempre é fácil. Perdão... nunca é fácil. Mas connosco deu um resultadão)

Uma boa postura da mãe e uma "pega" correcta do mamilo evita que o peito fique dorido. Para mais informações vejam aqui

Se o leite começar a escassear deve tirar-se o dia exclusivamente para o bebé, pegá-lo ao colo pondo-o em contacto com a nossa pele e ir dando de mamar sempre que ele pedir. O estímulo provocado aumentará a produção. (Este truque da pele com pele funciona também em dias de especial choro. Comprovei e também deu um resultadão. A proximidade da mãe, do cheiro e dos batimentos cardíacos deixa-os muito relaxados).

Se quiserem saber mais perguntem que eu depois encaminho-vos para ela.

August 28, 2008

Regresso ao Passado

Depois de uns dias de muito sol, pouco trânsito e muito espaço para brincadeiras lá estamos de volta. O regresso das férias (mesmo que minis) nunca são fáceis.

August 22, 2008

Menu Out

Na Time Out desta semana, para além de um artigo com várias ideias para actividades para fazer este Verão com os mais pequenos, vem ainda um artigo sobre os Menús Infantis,aqui que começam a ser habituais em todos os restaurantes.

Embora haja algumas farpas no texto sobre o comportamento das crianças e a óbvia, segundo ele, culpa dos pais (como eu tenho aprendido o contrário...) que me fazem discordar de muita coisa que li, tenho de concordar com o seu tema principal: Porque é que vamos escolher um menú infantil num restaurante, nomeadamente num restaurante de pizzas ou de bifes?

A ideia não é que as crianças aprendam a comer e, digo eu, a saborear boa comida?

Claro que nem todos comem bem e que os pais quando vão ao restaurante é para usufruirem de uns momentos calmos (ilusão) com boa comida e sem grandes trabalhos, eu percebo.
Mas que ele tem alguma razão tem...

Jei Lôe

Mais uma celebridade. Desculpem estar a repetir-me, mas combinando a leitura de Verão com a minha fraca capacidade intelectual actual os temas andam um bocadinho para o parvinho.

Não é que a Jay-Lo (não sei porquê o nome assim parece de detergente. Eh, eh...) resolveu começar a treinar para o Triatlo? Diz que teve a ideia quando estava grávida de 8 meses.

Ora toda a gente sabe que qualquer ideia que se tenha com 8 meses de gravidez deve ser revista passados uns meses do parto!

E mais, (o que me irritou profundamente tenho a dizer, já que adormeço cedíssimo e exausta todas a noites) é que se ela estivesse a cuidar dos seus 2 gémeos não teria energia para se meter numa coisa destas. Verdade? Que irritante!

August 21, 2008

Oh mon Dieu!

Os franceses proibiram programas infantis na TV para crianças com menos de 3 anos. Aqui.
Parece-me que os franceses do alto do seu snobismo europeu estão cada vez mais parecidos com os conservadores americanos.

Babies Fashion

Isto de ter filhos está na moda mesmo. Agora é o Ricky Martin que decidiu ser pai, e teve gémeos aqui. Pormenor: Recorreu a uma barriga de aluguer.

Ora um rapaz com aquele aspecto precisa pagar para ter filhos? Já estou a ver os vossos sorrisos irónicos ao pensarem nas razões para isto.

August 20, 2008

Videogames

No DN de hoje, aqui, vem uma notícia sobre como os jogos electrónicos são positivos para o desenvolvimento das crianças e para a sua aprendizagem. Se pensarmos um bocadinho também chegamos lá. Acho que só tentaram provar o que muita gente insiste em ver como o bicho mau dos brinquedos actuais.

Tal como o resto do mundo, os brinquedos também evoluiram e é isso que temos de aceitar.

Os jogos ajudam a desenvolver o raciocínio, a treinar a concentração e (porque também é um argumento e por vezes é esquecido) é uma forma de diversão. E como tudo deve ser usado com moderação.

August 19, 2008

Shopping In The City

Pois é, milhões de mulheres correram a ver o "Sex and the city". Se toda a gente já previa isso então imaginem as marcas. E como não andam a brincar trataram de se fazer representar no filme da melhor maneira possível. É por isso que este ganhou o prémio no "Film Whore Award", aqui. Ou seja, o filme que mais se prostituiu perante as marcas e o product placement. Embora o nome não seja lisonjeador, antes prostituir-se assim com uns belos Manolo Blahnik ou uns trapinhos Prada do que outra maneira ;)

August 18, 2008

Muro da revolta











Estão a cuidar da minha irmã? Então tomem lá!

August 15, 2008

Sem tempo, mas por pouco tempo (ilusória esperança...)





Nesta altura em que tomo banho a correr, pôr creme hidratante é considerado um luxo. E são estes sabonetes que me salvam, porque são tão bons que a minha pele até dispensa o creme hidratante uma vez por outra.

August 14, 2008

"Quando eu nasci"









Ofereceram-nos este livro, que adorámos. É feito cá, com gente de cá e é bom saber.
Toda a colecção tem umas ilustrações fantásticas, algumas vencedoras de prémios até.A editora é a Planeta Tangerina. Vejam aqui, vale a pena.

August 13, 2008

Um whiskey sem gelo p.f.

A razão porque Deus inventou a amamentação foi para as mães não se tornarem alcoolicas...

August 12, 2008

Isto prova que estamos no bom caminho (?!)

Num momento de especial tédio da mais velha...

Eu: E que tal vestires as tuas asas de fada e fazer uma magia, Abacadabra?

Ela: E depois a mana desaparecia...

August 11, 2008

As coisas que tenho vindo a descobrir

- Que os filhos mais velhos dão mais trabalho durante o dia que os filhos mais novos, mas que durante a noite os filhos mais novos dão mais trabalho que os mais velhos.

- Que da primeira vez que fui mãe, graças ao cansaço , achei que tinha atingido o patamar mais baixo das minhas capacidades intelectuais. Mas...afinal não tinha. Os últimos dias têm sido prova disso.

- Que ter duas crianças em casa ainda é melhor que ter só uma

- Que da 1ª vez a nossa vida muda para sempre e que da 2ª vez muda outra vez para sempre.

August 5, 2008

Não digam não ao Não

Nos últimos tempos tenho vindo a descobrir que não contrariar a palavra "Não" do vocabulário da minha filha dá mais resultado que muitas palavras para tentar explicar porque é que se tem de fazer determinada coisa.

A palavra Não tem um significado pesado, definitivo. Aliás como é sua função. É por isso que funciona tão mal com alguém que está tão interessado em infrigir as regras e que soa tão mal quando usado por nós. Portanto agora deixo o Não para coisas realmente perigosas, para o resto uso muita paciência e imaginação (que é o que menos queremos usar quando dormimos tão pouco, mas ninguém disse que isto ía ser fácil ;)

Alguns exemplos:
Eu: Está na hora de ires dormir.
Ela: Não quero ir dormir.
Eu: Ok, mas queres ir para o quarto ao colo ou às cavalitas da mãe?
Ela: Às cavalitas!!


Eu: Não mexas aí que te magoas.
Ela: Mas eu estou só a ver!
Eu: Olha tive uma ideia muito gira. Vamos fazer um desenho para oferecer ao pai?
Ela: Siim!

Pena tenho de nem sempre ter paciência para dar a volta à questão... simplesmente porque estou cansada e me apetece dizer só: Não!