June 5, 2008

Dodot

Recebo uns mails da Dodot com alguns textos sobre crianças. Aqui ficam uns que achei interessantes.

ESTEJA ATENTA AO QUE O SEU FILHO DIZ...

Se o seu filho ouvir uma palavra grosseira ou um 'palavrão' e repetir, o melhor é não lhe prestar atenção. Qualquer coisa que faça pode incentivar essa conduta e isto também inclui a frase: 'Isso não se diz'. Apesar de ser difícil para si ouvir esse tipo de palavras essas palavras a saírem da boca do seu anjinho, se não reagir é provável que ele se esqueça do incidente.

Sugestão Rápida: Nunca dê ao seu filho a possibilidade de escolher, quando realmente esta não existe. Por exemplo, não lhe pergunte: 'Queres is para a cama agora?'. Em vez disso, tente dizer-lhe: 'São horas de ir dormir. Queres vestir o pijama vermelho ou o azul?', enquanto lhe mostra os dois. Proporcione-lhe escolhas reais quando for possível, mas não quando estas não existem. Se na realidade não existir uma alternativa, estará a criar confusão, frustração e uma luta de poder.


RELAÇÕES SOCIAIS

Além desta ser uma altura importante na vida do seu filho para começar a estabelecer relações sociais, você também deve estar em contacto com outros adultos. É a maneira ideal de você e o seu filho fazerem novas amizades. Estudos recentes afirmam que as crianças beneficiam do círculo social dos pais. Portanto, para seu próprio benefício e do seu filho, não perca o contacto com os seus amigos.

Nota: Quanto mais o seu filho conversar, mais sociável será. E quantas mais perguntas ele fizer, melhores serão as suas capacidades linguísticas. Responda ao que ele diz em vez de se dedicar a corrigir a gramática ou a forma como diz as coisas - deste modo, o seu filho interessar-se-á por conversar - e nunca se ria da linguagem dele. Evite estar sempre a dar-lhe ordens directas, pois estas não motivarão respostas orais por parte do seu filho.

No comments: