June 11, 2008

1º dia de escola

Ando a viver o 1º dia de escola da minha filha com a mesma excitação com que vivi o meu 1º dia. Na altura adorei, mas também já tinha idade para perceber realmente o que se estava a passar. E a grande diferença dos meus dias foi que em vez de brincar na rua com os meus amigos, fomos todos brincar para aquele espaço dedicado a nós. Ou seja, choque inicial zero.

E cada vez mais estou a gostar da escola para onde vamos. Fomos informados que durante os primeiros sábados de Julho vai haver um programa de adaptação à escola para pais e filhos, para minorar o "choque" do primeiro dia para os filhos (e para os pais também claro).

São duas horas onde todos se vão conhecer: professores, alunos e pais. E onde se vão fazer actividades que divertem as crianças. Quando regressarem em Setembro, as crianças terão uma boa recordação daquele espaço e saberão que vão continuar as brincadeiras, só que desta vez sem os pais presentes.

Acho esta atitude muito inteligente. Para pais-galinha é ouro sobre azul e para os miúdos também me parece uma boa ideia.
E porque acho que qualquer criança gosta da escola, desde que passe lá um número de horas razoável.

No comments: