September 27, 2013

Calão

Durante as férias eu perguntei-lhes se sabiam palavrões. E elas muito solicitas disseram que sim:

- Xixi!
- Cócó!
- Estúpido!
- Burro!

Fiquei muito orgulhosa e ao mesmo tempo abismada com a  ingenuidade delas. Confesso que com 7 anos o meu repertório era um bocadinho mais preenchido. Mas se era isto que sabiam, estávamos descansados.

Esta semana a mais velha está a jantar, vira-se para mim, faz o sinal do dedo e pergunta:

- O que é que isto quer dizer?

E pronto. O pai chega tarde e a mãe que fique com os pepinos ;) Eu disse que era uma coisa muito feia, que não queria que elas fizessem de maneira nenhuma e que meninas educadas não faziam.

- Sim mãe, mas o que quer dizer?

E eu: Eu vou dizer-vos mas têm de prometer que nunca mais falamos do assunto porque isso não é para fazer.

Prometeram. Eu disse: "É um sinal feio que quer dizer pilinha." Riram as duas como se aquilo fosse a coisa mais engraçada do mundo.

E felizmente nunca mais falaram do assunto.

September 25, 2013

Interessante


Uma professora que resolveu ensinar na prática como a discriminação é uma coisa feia. Chorei mais de metade do filme. É um pouco longo, mas vale a pena.

Car Talks






Ontem dei boleia ao filho de uma amiga que entrou para o primeiro ano. Ele comentava com a mais velha:

Ele: Sabes, hoje foi o pior dia da minha vida!

A mais velha: A sério? Porquê?

Ele: A sopa hoje era horrivel! Castanha! Tinha coisas lá dentro, pareciam moscas!

Eu: (completamente ignorada) Era sopa de feijão, é muito boa...

A mais velha: Pois era, também odiei.

A mais nova: (suspirando) Ai, eu não estou preparada para ir para a escola primária...

September 24, 2013

Damn it Outono!

Vê lá se apareces. Estou farta do calor, estou farta da roupa fresca, estou farta de transpirar. Isto já chegava, não achas?

September 22, 2013

Sticky Buns


No outro dia vi esta receita na TV. E hoje tive a péssima ideia de a fazer. São MARAVILHOSOS. Elas adoraram. Usei massa quebrada do Continente porque não me apetecia fazer a massa de raiz e pus nozes em vez das Pecans. Cheira-me que vou repetir muitas e muitas vezes.

September 19, 2013

Sonhar só faz bem

Hoje ao voltar da escola a mais velha:

Ela: Hoje a Professora pediu para fazermos um desenho daquilo que mais desejávamos neste momento.

Eu: E tu, o que desenhaste?

Ela: Que queria uma árvore de chocolate no quarto que nos dava presentes.

Mini Calendário

Aqui em casa somos todos um bocado despistados. Excepto a mais nova (thank God) que é um tipo de agenda falante, ou um mini calendário.

Quase diariamente a irmã pergunta: "Que dia é hoje?" E ela responde sempre correcto, porque controla muito bem os dias.

Hoje de manhã eu dizia-lhe que amanhã tinha Ginástica e ela corrigiu-me logo: "A minha ginástica é à Segunda e à Quarta mãe." E estava certa, a mãe é que 2 semanas depois da escola ter começado ainda não decorou os dias da ginástica das duas, até porque a mais velha se enganou ao explicar que os dias da ginástica dela tinham mudado e já teve de fazer uma aula sem equipamento. Estão a ver como é complicado?

Confesso que isto me dá um certo conforto, saber que há alguém nesta casa que nos vai pôr na linha. :)

September 18, 2013

Baixa o colesterol e sobe a tensão ;)

Durante uma ida ao médico descobrimos que a mais velha tem colesterol alto. Não será da alimentação (digo eu) mas hereditário da família paterna (já que do meu lado temos todos valores normais).

Não é grave, não é muito importante, ela é magra, mas durante a consulta a médica tratou de lhe explicar que não podia abusar nos doces e afins e que tinha de comer sopa todos os dias, já que se recusa a comer legumes de outra forma. E ela saíu de lá a chorar. Eu aproveitei o momento para ver se lhe metia na cabeça que não pode dizer que "não gosta" da maior parte das coisas.

Desde então que andamos em fase de negociação. E tem sido uma luta. Principalmente nos lanches da escola.
Pão com manteiga: "não gosto"  (Mas leva. E para compensar envio também tomate cereja, que ela adora, numa caixinha)

Fruta: "Só gosto de maçã" (Mas leva, manga e uvas)

Bolachas de Aveia: "Adoro" (Só não pode ser todos os dias porque são doces e porque a mãe não tem paciência para as fazer - falarei nisto mais tarde)

Depois há as fitas com a sopa. Os jantares têm sido horríveis, cheios de castigos mas ela não cede. Ontem levou 3 castigos e mesmo assim demorou 1hora para comer 1 concha de sopa. Acho que está convencida que me vai dobrar. Mas o que ainda não reparou é que a teimosia dela tem de vir de algum lado ;)

September 16, 2013

Abriu a época do aerosol

Mal o Outono aparece no horizinte e já estamos a aerosol e xaropes. É impressionante. O que vale é que ela é uma óptima paciente e faz tudo certinho sem reclamar.

September 12, 2013

Antónimos personalizados

Estava eu a explicar à mais velha o que era um antónimo:

Eu: Qual é o antónimo de gelado?

Ela: Sopa.

September 11, 2013

A escola começou!!

A mais velha foi animadíssima. A mais nova teve a atitude de sempre e não quis ir no primeiro dia. Foi comigo ao Algarve. Mas no segundo dia foi e tudo bem.

E depois é gerir, livros escolares, fatos de treino, material escolar, lanches saudáveis e roupa e blá blá blá.


September 8, 2013

Queijo fresco sem lactose

Quando vi no supermercado nem queria acreditar. Ía voltar a comer queijo fresco. Mas não gostei. É amargo... não percebo porquê. Se for numa receita talvez disfarce, mas no pão...não.

A miúda é fashion

Uma amiga Argentina explicava-nos que Andorinha em espanhol se dizia Golondrina. E a mais velha diz:

"Isso era um nome giro para uma mala!"

(Até ao momento eu nem sabia que ela sabia que há malas com nomes...)

September 4, 2013

Bem vindo Setembro. Gosto quase tanto de ti como de Madrid ;)

Pois é, cá estamos de novo. Sem vontade nenhuma por sinal. As férias foram mesmo boas. E começo a acreditar que quem me dizia quando elas eram pequenas que as coisas melhoravam, estava a dizer a verdade. Tudo é mais fácil, mais calmo. Elas já usufruem das viagens de outra forma e tivémos uns dias perfeitos. 

Primeiro fomos para casa de um amigo em Madrid e como sempre que lá vou, foram uns dias fantásticos. Adoro a cidade, adoro o facto de ser plana e de ser tão mais fácil andarmos a pé, adoro os prédios, adoro as claras, as cañas, as tapas . TUDO. E tenho tido a sorte de ter sempre óptima companhia sempre que lá vou. Já fui com pessoas diferentes, encontrar-me com pessoas diferentes, mas é sempre muito bom. Vim consoladinha ;)



Um mercado municipal restaurado e aproveitado para restauração. 



Prédios lindos e restaurados.


Depois foi a praia, ou a proximidade dela, porque as meninas não a trocam pela piscina. Bom também, mas para descansar e papar 3 livros numa semana (em que outra altura da vida com filhos isto me aconteceu? Nunca!). Mas as saudades ficam de Madrid.



E agora vamos lá acabar com o blá blá blá saudosista porque há prazos para cumprir , trabalho para entregar e uma sopa ao lume.