October 25, 2009

Internet é para todos (mesmo!)

E assim continuamos. Os grandes temas dos últimos tempos têm sempre a ver com a Internet.

Já ninguém faz nada que não vá parar à Internet (para o bem e para o mal).
Já ninguém põe nada na Internet que não dê a volta ao mundo e seja visto e comentado por todos.

Ou seja, quer queiramos quer não, acabou a privacidade. (Ou nunca pensaram que o vosso vizinho da frente pode estar a filmar qualquer coisa que se passa em vossa casa e a pôr no Youtube no minuto seguinte? Eu já.)

Vejam este artigo do NY Times sobre um tema que cada vez mais se fala: devemos pôr fotos dos nossos filhos na Internet?

Pessoalmente não sou apologista de pôr fotos dos miúdos na net numa página de acesso livre. Pela mesma razão que não mostro fotos das minhas filhas a toda a gente com quem falo durante o dia. É uma coisa pessoal, não diz respeito a todos.

Agora é esperar para ver como vamos evoluir nesta nova questão da privacidade e do direito (ou não) a ela.

1 comment:

Prezado said...

É com cada um.

O "problema" só é levantado porque é uma questão nova ( para nós, trintões ), num meio recente. quando os discos de vinil começaram a ser comercializados, os musicos protestaram em massa, argumentando que era o fim da musica ( ao vivo, como a conheciam ) - afinal revelou-se que era mentira. Basta ver como os miudos usam os telemoveis com camara e máquinas fotográficas para ver como o conceito de exposição é relativo. se TODOS são filmados e filmam, recear a exposição na net é como recear a exposição na rua, no autocarro, na escola. privacidade? bem, como dizes, nao andas a mostrar fotos dos miudos nus em cima de um tapete felpudo a todos.. por isso... é ter bom senso.

( os putos hão-de aprender, a seu tempo )