June 2, 2009

Serviço ao cliente

Sempre que piso o país irmão sou relembrada de como deviam ser todos os Serviços ao Cliente. (E agora já não falo de shoppings de luxo). Em todo (todo o lado mesmo!) o cliente é bem tratado e há sempre solução para os seus problemas (imagine-se, porque ele é o cliente!).

Isto é de tal maneira que tenho de me conter muito para não exagerar nos pedidos, porque a sensação que tenho é que se pedir a Lua, alguém me vai buscar um foguetão. Senão veja-se:

- Num restaurante, podemos pedir para nos aquecerem a sopa do bebé e depois para nos passarem o recipiente por água sem ninguém torcer o nariz, mesmo que a dita criança esteja a deitar a casa abaixo com gritos e a irmã esteje a partir copos. Eu passo vergonha na mesma, mas é atenuada pelo ar deles de "não faz mal, é normal com crianças"

- Estou numa loja de roupa para criança e peço um tamanho: a senhora não só traz o que peço como traz mais 3 modelos do mesmo número. Quando digo que preferia uma coisa mais fresca (porque aqui agora é Inverno) ela vai buscar coisas da última colecção que já tem guardada e aproveita para saber o número da minha outra filha e traz as coisas nos dois tamanhos. E SEMPRE com um sorriso (ok, podem dizer-me que é um sorriso falso, mas não quero saber, estou a ser bem tratada). E se eu não levo nada ela não faz cara feia, continua a ser simpática comigo.

E tudo isto tem apenas um segredo: comissão nas vendas.

4 comments:

Anonymous said...

depende de que parte do Brasil...se for no Nordeste a historia não é bem assim e tambem não há shoppings é verdade.

Prezado said...

Há um outro segredo: miséria.

isso já começa a cair na subserviencia, que sempre me meteu um cochê de nojo. ;)

Mamã said...

Não é subserviência é competitividade. Nós é que nos habituamos a ser maltratados, e isso só tem graça nas Tasquinhas.

Mamã said...

E sim, estou a falar de um nicho .