June 18, 2009

Birras, birras e mais birras

Agora no regresso há duas coisas em que estamos a "trabalhar":

Tentar que a mais velha pare (ou diminua) as birras

Ensinar à mais nova que vai ter que dormir no quarto dela outra vez.

A coisa não está fácil.

Ontem passei metade da noite acordada num jogo de forças: eu empenhada em não a levar para a minha cama e ela convicta em rebentar-me os tímpanos. (Jamais faria isto quando fui mãe pela primeira vez. Agora a necessidade de dormir e a experiência de que eles nos sabem levar muito bem, fazem-me ser "má")

Hoje já tive que enfrentar uma birra de mais de 20 minutos depois de um castigo por ter batido na irmã. Já andei a ler umas coisas e, embora a gritaria seja sempre um espectáculo que ninguém quer, acho que a coisa até funcionou bem. Então fica aqui o que li:

- Tentar acalmar a criança sem ceder ao pedido.
- Não gritar com a criança
- Não dar importância à birra e ir fazer outras coisas
- Explicar porque deu o castigo

E esta que é da minha autoria:
Quando tudo passar vá comer um chocolatinho porque isto não é nada fácil.

1 comment:

cristina said...

O chocolatinho é para a mãe, certo?